5 dicas de segurança para ciclistas andarem na cidade

Andar em meio a transportes públicos, carros e motos pode ser muito perigoso então siga estas dicas.

às 17:36:29 por

Dê preferência à ciclovias quando possível

As bicicletas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Em meio a transportes públicos, carros e motos, elas têm aparecido como uma solução menos poluente, mais barata e que ainda melhora a qualidade de vida de quem dá adeus aos carros e aposta em uma atividade física que traz facilidade de se locomover. Ciclistas, que antigamente só saiam com suas bikes para praticar um exercício ou para lazer, hoje estão fazendo uso delas para ir e voltar do trabalho, da escola ou faculdade e até para se deslocar a diferentes locais da cidade.

Muitas prefeituras já enxergaram isso e começaram a construir ciclovias em pontos específicos da cidade que possuem mais tráfego de bicicletas. Carros e outros meios de transporte hoje precisam aprender a conviver com as bicicletas no trânsito, pois elas já são realidade na maioria das cidades. Para isso acontecer, é preciso haver uma reeducação e uma nova organização dos motoristas e das vias de locomoção, respectivamente. Ainda existe muito desrespeito com ciclistas e a sociedade não consegue enxergar a bicicleta como um meio de transporte, o que faz com que a segurança dos ciclistas seja colocada em risco.

Trouxemos cinco dicas para que os ciclistas pedalem com mais segurança e consigam seu espaço nas ruas das cidades.

1 - Utilize proteção

Capacetes, luvas, óculos e até mesmo a luz da bicicleta são acessórios muito importantes para assegurar a proteção do ciclista. As luzes têm um papel importantíssimo, pois elas ajudam a evitar situações de risco, dando um tempo de reação maior para motoristas e também fazendo com que a bicicleta seja vista no período noturno mais facilmente. O capacete e as luvas protegem em casos de queda e os óculos protegem contra poeira, ventos muito fortes e qualquer outra situação desagradável que possa machucar os olhos.

2 - Não ande na contramão

Carros não esperam encontrar bicicletas na contramão assim como pedestres não olham para um lado de onde não vem carro para atravessar uma rua. Além disso, a velocidade ao encontrar com um carro quando se está na contramão é muito maior, diminuindo o tempo de reação do motorista caso precise desviar da bicicleta.

3 - Dê sinais

Os motoristas de carros e outros transportes precisam prever a trajetória da bike, por isso, sinalizar sempre é muito importante para evitar qualquer tipo de acidente. Lembre-se de fazer sinais claros e de agitar suas mãos para tornar seu sinal mais visível.

4 - Prefira andar nas ciclovias

Quem tem a oportunidade de realizar seu trajeto em uma ciclovia, precisa aproveitá-la. Elas protegem os ciclistas simplesmente porque separam eles do trânsito mais pesado. Porém, é preciso continuar tomando cuidado, principalmente em esquinas e conversões, já que motoristas dificilmente dão preferência às bicicletas.

5 - Não ande de bicicleta em calçadas

As calçadas existem para os pedestres. O Código de Trânsito é bem claro ao dizer que bicicletas só podem andar nas calçadas se os ciclistas estiverem desmontados das mesmas. Pedestres podem dar passos para o lado para desviar de alguma coisa sem saber que existe uma bicicleta atrás deles e isso pode causar acidentes. Circule na via ou nas ciclofaixas e, se precisar utilizar a calçada, vire pedestre e leve a bicicleta ao seu lado.