Trilhas de bike, como começar a praticar

Assim como as trilhas de motos, trilhas de bike tem conquistado cada vez mais adeptos.

às 15:04:13 por

Andar de bicicleta é um hábito que se cria desde criança. Logo nos primeiros anos de idade, os pais incentivam os seus filhos a aprenderem a andar de bicicleta, levando-os para praças e parques. Com o passar do tempo, algumas pessoas deixam essa atividade de lado, enquanto outras, levam o hábito de andar de bicicleta para a vida adulta, tornando-o em um hobby.

Uma das atividades que mais tem conquistado os amantes de bikes é a trilha, que é o passeio de bicicleta por dentro de campos e matas. Nesse formato, as trilhas podem ser feitas individualmente, mas na maioria das vezes, é realizada em equipes de pessoas que se unem para andarem juntas de bicicleta.

Dessa forma, o que era apenas um hobby, começa a ser visto como um esporte. Apesar de parecer simples, as trilhas demandam muito mais cuidado e, principalmente, preparação para que os participantes consigam concluir toda a trajetória de forma satisfatória.

As trilhas, também conhecidas como mountain biking, é um esporte ao ar livre, que se feito da forma correta, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Não é à toa que o número de pessoas praticantes do mountain biking cresce a cada dia, pois quem pratica garante que o esporte se transforma em um estilo de vida, que não dá mais para deixar de lado.

Para quem está começando ou pensa em começar a fazer trilhas, é importante saber de algumas coisas. A primeira delas é que você precisa de uma bicicleta adequada. Isso quer dizer que não é qualquer bicicleta que serve. Quem está começando, deve ter em mente que precisará desembolsar um dinheirinho para comprar uma bicicleta indicada para esse esporte. Isso porque comprar sua bicicleta em supermercados ou lojas não especializadas pode fazer com que você tenha grandes surpresas desagradáveis pelo caminho.

Dessa forma, a melhor alternativa é procurar uma loja especializada, onde os profissionais saberão indicar qual a melhor bike para você. Além da bicicleta, assim como todos os outros esportes, é fundamental o uso de equipamentos de proteção, como capacete, óculos, luvas, joelheiras e cotoveleiras.

Tendo tudo isso em mãos, você está praticamente pronto para começar a fazer trilhas. Para quem está começando, não se recomenda praticar sozinho, por isso, procure entrar em alguma equipe para ter companhia. Isso porque, em caso de qualquer imprevisto, pelo menos você terá alguém para te ajudar.

Aí está outro grande benefício das trilhas, a possibilidade em se realizar a atividade na companhia dos amigos. Dessa forma, além de ter uma melhor qualidade de vida, você ainda poderá desfrutar de bons momentos ao lado dos seus amigos.

Para praticar as trilhas, não existe uma regra estabelecida. Isso porque cada equipe tem as suas próprias recomendações. Sendo assim, é importante você procurar saber todas as regras da sua equipe, de modo que você esteja sempre em sintonia com os demais.

Uma última dica, ao participar de trilhas, leve com você apenas o essencial, como dinheiro, celular, alguma coisa para comer e equipamentos da sua bike. Levar coisas em excesso pode atrapalhar o seu desenvolvimento.